[AUDIO]
[TEXTO]
Arrancou em Lisboa e rapidamente se espalhou por outras cidades portuguesas e também fora do país como no filme “Favores em cadeia”. Recebes um sorriso e espalhas outro.
As formas de espalhar estas mensagens são diversas: nos multibancos “tu não és apenas um número”, nas portagens, nos semáforos …nos bancos de jardim.
Hoje está em Porto Alegre, por outros locais no Brasil e por exemplo em Espanha, França e Argentina.
Esta semana entrevistamos Martim Dornelas o fundador do projecto Amelie que nos conta como tudo começou e que tipo de mensagens podemos ver por aí.
“perdeu se um bocado a materialização física dos recados ou dos nossos sentimentos (…) influenciarmos a vida uns dos outros de forma positiva”
“um simples bom dia, obrigada, desculpa, o elogiar…no poder que cada um de nós tem e que se demite na maior parte das vezes de o exercer” (Mafalda Ramos)
Em 2012 tinha quase 2 mil seguidores no facebook.
Em 2016 já ultrapassam os 32 mil.
Se um por cento dos seguidores passar à pratica – espalhar mensagens positivas todas as semanas – as nossas ruas passam a ser mais alegres com certeza.
Como é que andam os portugueses? Andam tristes? Andam alegres? Andam assim assim? (Mafalda Ramos)
“não sei se pelo que passamos como a crise, as pessoas estão mais próximas umas das outras e não tão focadas nos problemas macro como a economia.
Parece-me sinceramente que as pessoas estão mais próximas”. Excerto da entrevista
Saiba que neste projecto já se ofereceram cafés a estranhos: deixa-se um bilhete e um café pago para quem vier a seguir e também já houve portagens pagas na A5 e na Ponte 25 de Abril.
Também já vi pagar-se bilhetes de teatro para quem não conseguisse pagar pudesse assistir. Isto processa-se tudo de forma anónima.
A receita é: escrever mensagens que gostaria de receber – num determinado dia, numa determinada situação. Esta mensagem pode ser útil a alguém (ou ter um ato de bondade completamente anónimo e que melhorará concerteza o dia de alguém).
O projecto Amelie é um dos movimentos espontâneos com mais adesões no nosso país.
A vontade de espalhar sorrisos é universal !