[AUDIO]

 

[TEXTO]

Arrancou em Lisboa e rapidamente se espalhou por outras cidades portuguesas e também fora do país como no filme “Favores em cadeia”. Recebes um sorriso e espalhas outro.

As formas de espalhar estas mensagens são diversas: nos multibancos “tu não és apenas um número”, nas portagens, nos semáforos …nos bancos de jardim.

Hoje está em Porto Alegre, por outros locais no Brasil e por exemplo em Espanha, França e Argentina.

Esta semana entrevistamos Martim Dornelas o fundador do projecto Amelie que nos conta como tudo começou e que tipo de mensagens podemos ver por aí.

“perdeu se um bocado a materialização física dos recados ou dos nossos sentimentos (…) influenciarmos a vida uns dos outros de forma positiva”

 

“um simples bom dia, obrigada, desculpa, o elogiar…no poder que cada um de nós tem e que se demite na maior parte das vezes de o exercer” (Mafalda Ramos)

Em 2012 tinha quase 2 mil seguidores no facebook.

Em 2016 já ultrapassam os 32 mil.

Se um por cento dos seguidores passar à pratica – espalhar mensagens positivas todas as semanas – as nossas ruas passam a ser mais alegres com certeza.

Como é que andam os portugueses? Andam tristes? Andam alegres? Andam assim assim? (Mafalda Ramos)

“não sei se pelo que passamos como a crise, as pessoas estão mais próximas umas das outras e não tão focadas nos problemas macro como a economia.

Parece-me sinceramente que as pessoas estão mais próximas”. Excerto da entrevista

Saiba que neste projecto já se ofereceram cafés a estranhos: deixa-se um bilhete e um café pago para quem vier a seguir e também já houve portagens pagas na A5 e na Ponte 25 de Abril.

Também já vi pagar-se bilhetes de teatro para quem não conseguisse pagar pudesse assistir. Isto processa-se tudo de forma anónima.

A receita é: escrever mensagens que gostaria de receber – num determinado dia, numa determinada situação. Esta mensagem pode ser útil a alguém (ou ter um ato de bondade completamente anónimo e que melhorará concerteza o dia de alguém).

 

O projecto Amelie é um dos movimentos espontâneos com mais adesões no nosso país.

A vontade de espalhar sorrisos é universal !

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s