AUDIO]

 

[TEXTO]

Chama-se Neusa Patuleia e recebeu em finais de 2015 uma Menção Honrosa pela Associação de Apoio à Vitima (APAV) pelo seu trabalho de investigação.

Este trabalho está agora a ser desenvolvido em sede de doutoramento e gira em torno das Narrativas e Representações sobre Violência Filioparental. Este é o 1º estudo em Portugal que incide sobre as formas de violência de filhos para pais.

Por que o mais importante é esta percepção de violência nas relações, neste caso de filhos para pais – a Dra Neusa Patuleia vai explicar nos a melhor forma de identificá-la.

“A violência filioparental surge de uma forma muito camuflada não aparece logo com comportamentos agressivos de filhos para pais.

Acontece muitas vezes nós termos pais, com uma criança de quatro cinco seis anos de idade “eu não sou capaz de dar conta dela, ela tem uma personalidade muito vincada e tem que ser tudo como ela quer” ou “o meu filho não sabe ouvir um não””.

(Mafalda Ramos)

Isto é para todas as relações mas ao lidar com um filho é importante a pessoa estar antes de mais atenta, estar calma, estar naquele momento e observar o comportamento da outra pessoa, que é o seu filho” enquanto não observar o comportamento da outra pessoa não vai ter a percepção do que está a acontecer…

“os pais não têm só o papel de observadores…são orientadores, os pais são os educadores, os pais têm que ir balizando, ir pondo limites, têm que ser os pais que têm que chamar a si essa responsabilidade. Porque é que muitos jovens acabam depois na sala de aula nao respeitar a autoridade do professor? porque não reconhecem autoridade aos adultos em geral.

(…)

A violência de filhos em relação aos pais nota-se nos insultos, na agressão verbal.”

(na ligação externa escuta a entrevista na integra)

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s