Clique na seta para escutar a entrevista

https://soundcloud.com/audiopressportugal/respiram-musica-no-maior-carrilhao-itinerante-do-mundo-apresento-lhe-a-familia-elias

 

TEXTO

 

Em plena crise, Portugal recebia a troika em 2011 e…foi precisamente nesse período difícil que o sonho de uma família portuguesa se concretizou…

Chama se Lvsitanvs e é o maior carrilhão itinerante do mundo, são 15 toneladas, 7 de bronze 63 sinos e um total de peso andante de 22 toneladas: conduzido muitas vezes ora pelo pai ora pela filha : uma vez que as verbas dos concertos ainda não dão para tudo.

O Lvsitanvs nasceu da preocupação em utilizar a energia da juventude e das crianças mais próxima das potencialidades de cada um conforme contou o engenheiro Alberto Elias em entrevista exclusiva ao APP.

Pai e duas filhas criam o Centro Internacional do Carrilhão e do órgão (CICO) sediado em Constância, em 2011 e em 2015 nasce o Lvsitanvs – que leva som e emoções a todos os locais onde os requisitam.

Estes locais podem ser praças, como as praças de Lisboa, os jardins cuja singularidade no som varia se estao próximo da água ou de árvores..quanto à escolha das músicas a professora Ana Elias levanta um pouco o veu do que pode esperar de cada concerto do carrilhão itinerante.

Sabemos que o problema da cultura e neste caso da música é o financiamento de todo o trabalho: quer de criação quer toda a gestão do trabalho que acarreta um projecto desta importância e portanto precisa de financiamento como é o caso para virem a gravar um CD ou DVD.

A vila de Constância recebe o pre congresso mundial do carrilhão em Junho de 2017 com especialistas de vários países e o Engenheiro Alberto e a Professora Ana Elias: pai e filha só querem ter condições para poderem continuar a trabalhar: não querem esmolas – querem espalhar música !!

Vão precisar de padrinhos como as empresas que vêm no próprio camião uma forma de se publicitarem e já existe até sinos com o nome dos seus padrinhos e o logótipo dos patrocinadores.

Querem fazer mais concertos em Lisboa e em Espanha e para isso faltam as pessoas interessadas na concretização destes concertos de carrilhão: sempre diferentes e únicos.

ana-e-camiao1

Saiba que em Mafra,

Existem dois carrilhões e 119 sinos !! em 2017 fará 300 anos que se começou a ouvir aqui este som, encomendado por D Joao V.

Este constitui o maior conjunto sineiro do mundo e na comemoração dos 300 anos do Convento de Mafra, conta-se que voltem a funcionar e a dar música pondo fim a alguns anos de paragem.

“O instrumentos no conjunto são de uma grandeza e de uma energia extraordinárias. Nunca ouvi nada assim.”

Contou o jornalista da Fernando correia de oliveira sobre os carrilhões de Mafra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s